sexta-feira, janeiro 19, 2007

A novela brasileira


Edição de 19/01/07, p. 11.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não sei ainda, se sua matéria foi uma crítica à nós brasileiros, ou para seu povo.
Bem sei que possui conhecimento suficiente sobre as condições de precariedade que assolam nossa massa, designada "povão."E, que graças a deus, existe um anestésico chamado "novelas" para estes esquecerem por momentos a dura realidade que os cercam.Se seu povo usa esse mesmo artifício, fazer o que? Qual outro veículo de entretenimento o senhor poderia sugerir? Se assistem nossas novelas, é porque são bem elaboradas, possuidoras de belos cenários, romances,belas atrizes e atores, belas canções temáticas, e uma ótima fotografia/direção.Está comprovado que o Brasil é detentor das melhores tele-novelas do mundo;por os motivos acima citados.
Geralmente nas novelas brasileiras são colocados temas que instigam o povo a reflexão sobre os preconceitos raciais, homosexuais,alcolísmo...abordam assuntos sobre drogas, prostituição,tráfico...
O que não é de todo mal assim certo? As banalidades estão presente tambem nesse contexto,não há como nega-lo.
Quanto a nossa fala; existe algo nocivo que contamina seu país,nessa... digamos, união de expressões coloquiais, modismos,e jeito de ser?
Seria muito interessante que o senhor escrevesse um artigo diretamente para "seus velhos" lamentando estarem parados no tempo.Aqui no Brasil, como em todo o mundo existe o que "era antes", e o que "é agora", e naturalmente este "agora" torna-se-á o "antes", logo no amanhã que nos espera.
Nossas calças jeans são apertadas e sexualizadas? Faltou dizer ainda que são bem rebaixadas, deixando nossa cintura mais aparente e sensual, ainda que encoberta por uma camiseta básica.Nada disse sobre nossos biquinis? São os mais curtinhos do mundo, minúsculo mesmo;e maravilhosamente lindos, exportado sempre;(bem sabemos que possuímos corpo escultural para bem usa-los.)
Por favor, seria mais sensato da sua parte dizer:
"A banalização cultural foi e é ampliada pelos cultos da IURD."
Porque não só voces, mas tambem nós sofremos com esta praga mercenária que se alastra feito vírus pelos quatro cantos do mundo.(penso até que seja um sinal apocalíptico.)
Quando o senhor diz " as belas cadências linquísticas dos brasileiros", referindo-se ainda a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), me pareceu zombar de TODOS os brasileiros; Parecendo que TODOS somos IURDIANOS,o que para mim e para muitos é uma ofença grave.
Seu povo imita a cultura massificada, o que é compreensível.
Porque não imitam nossas belas canções? Conhecem a bossa nova? a mpb? Cantarolam Chico Buarque, Elís Regina, Tom Jobim, Caetano, Flávio Venturini...? Seu povo imita as grandes produções teatrais e acompanham o cinema novo? Assistem na tv os curtas fantásticos, as grandes mostras do cinema e das artes em geral? Assistem programas culturais na tv educativa, futura,cultura e tantas outras? Vou até recomendar um aqui "Café filosófico" na tv Cultura, temas e discurssões variados e questionadores.Acompanham nossa moda? Então devem saber que nossos estilistas nada devem aos estilistas italianos ou franceses.
Eles...seu povo, sabem dos nossos grandes romancistas, poetas, atores, atrizes e diretores?
Estranho e sinistro esse seu texto,"só pegou o resto da comida queimada do fundo do tacho".
Permite-me corrigi-lo? Em sua última frase o correto sería assim dizer:(num bom e prosaico português)
"vixe, xá prá lá gentem!"

8:19 da tarde  
Blogger Carlos Serra said...

A minha intenção primordial foi a de captar um processo de mestiçagem. Mas devo concordar que o estilo é algo cáustico e, portanto, propício à ideia de que critico o seu país, o que não é, de forma alguma, o caso.

6:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Clique 2 vezes nas imagens com o lado esquerdo do rato para as ampliar!